quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ATLETA AMADOR

Atleta amador

Podemos dizer que o atleta amador é aquele que pratica qualquer modalidade esportiva sem remuneração e não precisa de patrocínios. Ele simplesmente ama o que faz e faz porque ama.


O que difere um atleta amador de um atleta profissional?
Aspectos racionais e emocionais diferenciam estes dois tipos de atletas, não apenas os aspectos físicos.

O atleta profissional tem compromisso com a carreira, ele pratica o esporte e é remunerado por isso, além de receber incentivos. O atleta amador não vê o seu desempenho com um objetivo e não busca resultados vitoriosos para quebrar recordes.

Por esses e outros motivos o atleta amador sai para se divertir sem se preocupar com o que está ingerindo ou com o horário que vai se deitar, já o atleta profissional prefere ficar em casa e repousar para que no dia seguinte seu desempenho seja ainda melhor. O atleta amador ao se exercitar, admira a paisagem enquanto o atleta profissional sente os batimentos cardíacos e presta atenção às suas passadas. O atleta amador adora uma pizza no jantar, já o profissional come no máximo “macarrão com molho de tomate” e sem sal!

Na corrida, o atleta amador corre quando tem tempo e o corredor profissional sempre tem tempo para treinar e corre ainda mais para vencer. O corredor amador corre com o objetivo de ganhar mais disposição e emagrecer enquanto o profissional corre para ficar cada vez mais forte e resistente para as próximas provas.

O atleta amador lembra de vez em quando que é necessário respirar fundo e devagar, o atleta profissional faz isso sempre, automaticamente.

A diferença entre estes dois atletas é o objetivo que cada um carrega em si. Para o amador, a sua prática é uma forma de realização e de resistência para suportar a rotina diária. Para o atleta profissional a rotina é treinar para ser o melhor, ele sempre acredita que pode melhorar e busca o aperfeiçoamento todos os dias. Ser um atleta amador ou profissional só fará diferença se esta for sua opção de carreira. Porém para fazer estas escolhas vocês precisa de acompanhamento médico especializado, assim você estará se prevenindo contra fadiga muscular, dores no joelho, lesões, problemas respiratórios, problemas cardíacos, perda de proteínas, sais minerais, entre outros riscos. Para obter orientação adequada consulte um especialista em Medicina do exercício e do esporte descubra como praticar seus exercício de forma correta e sem riscos.

Quais as preocupações que um atleta amador deve ter?
Qualquer tipo de atleta deve se preocupar com a alimentação e com o acompanhamento médico.

Muitos optam por serem atletas amadores pelas razões citadas acima e porque já possuem outras atividades e profissões, mas não querem deixar o esporte de lado.

Antes de começar a se exercitar o atleta amador deve procurar um médico do esporte, realizar uma avaliação física e um teste de esforço. Um nutricionista também irá ajudar nesta nova fase, que promete ser mais saudável e satisfatória ao bem estar físico, caso seja acompanhada de uma alimentação balanceada, que irão garantir um bom desempenho físico, mesmo não sendo para fins competitivos.

Praticar esportes é saudável e uma forma de aliviar o estresse do dia a dia, mas lembre-se de consultar um profissional para fazer uma avaliação completa do seu estado físico e manter o acompanhamento médico periodicamente, a fim de evitar transtornos e complicações.

2 comentários: